sexta-feira, 13 de julho de 2007

Intercâmbio de saberes

Um dos objectivos deste blog é a partilha de saberes, de forma a enriquecer as práticas levadas a cabo junto de famílias e crianças, no âmbito da Intervenção Precoce.

Desta vez, fizemos uma paragem no "Centro de Educação e Investigação para o Desenvolvimento da Primeira Infância"( Research and Training Center (RTC) on Early Childhood Development). Este Centro é financiado pelo Departamento de Educação dos E.U.A. , Gabinete de Programas de Educação Especial, Divisão Research-to-Practice.

O Centro (RTC) tem como principal objectivo implementar um programa coordenado e avançado de investigação aplicada, sobre os conhecimentos e práticas destinados a melhorar intervenções relacionadas com a saúde mental, com o desenvolvimento interpessoal, sócio-emocional, da pré- literacia, da comunicação e do comportamento de bebés , crianças pequenas e em idade pré-escolar com ou em risco de atraso de desenvolvimento.

Com esta postagem, esperamos contribuir para que pais e profissionais tenham acesso a um novo conjunto de intrumentos de trabalho, de modo a efectuar uma intervenção mais criativa, junto das crianças.

FOLHETOS CORNERPIECE

É mais um produto oferecido pelo Centro de Educação e Investigação para o Desenvolvimento da Primeira Infância. Os folhetos Cornerpiece oferecem uma descrição precisa de uma determinada prática baseada na evidência, a forma de a experimentar e mecanismos para descobrir se essa mesma prática está ou não a ter resultados.

Estes folhetos estão agrupados em temas, todos relacionados com o desenvolvimento e a criação de oportunidades de aprendizagem da e para a criança portadora de alguma deficiência ou atraso no desenvolvimento global, podendo o mesmo folheto estar incluído em mais do que um tema.

Os folhetos fazem parte de um grupo mais vasto, os "Solutions Tool Kits", em que são apresentados outros produtos e a fundamentação teórica e de investigação, todos relacionados com um tópico específico envolvendo as crianças.


Jogos para Crescer

Ensine o seu bebé com jogos de aprendizagem precoce

As crianças pequenas, que aprendem a fazer com que coisas interessantes e emocionantes aconteçam, iniciam então uma aventura de aprendizagem repleta de descobertas e divertimento. Estas ideias servem para apoiar o desenvolvimento de crianças pequenas através da magia associada a jogos de aprendizagem precoce.

Desta vez apresentaremos a tradução dos folheto1:

"Mais tempo para a Brincadeira"



















Questionário para o folheto 1


Está a resultar?

  1. -O bebé repete o comportamento, vezes sem conta?
  2. -O bebé reconhece que há uma ligação entre a sua acção e a resposta desejável que se segue?
  3. - O bebé exprime prazer ( sorri, palra, ri, bate palmas, etc. )aquando da resposta?


( Fonte: http://www.researchtopractice.info/index.php )












Um comentário:

Anônimo disse...

Acerca de alfabetização pré-natal de "Bebés" (fetos) veja:

http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/55344.html

Bem haja

Alexandra Caracol