terça-feira, 25 de agosto de 2009

“Imaginando oceano,
as crianças brincam na poça de água”
( Carlos Novais )

O QUE É A INTERVENÇÃO PRECOCE?

Como vem referido no Despacho Conjunto n.º 891/99, a Intervenção Precoce é uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da acção social, tendo como objectivo assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento; potenciar a melhoria das interacções familiares e reforçar as competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática da deficiência.

A Intervenção Precoce destina-se a crianças até aos 6 anos de idade, que apresentem deficiência ou risco de atraso grave do desenvolvimento (aquele que, por factores pré, peri ou pós-natal ou ainda por razões que limitem a capacidade de tirar partido de experiências importantes de aprendizagem, constitui probabilidade de que uma ou mais disfunções possam ocorrer).

Têm sido feitas varias tentativas para identificar quais os aspectos mais importantes para garantir a eficácia da Intervenção Precoce, sendo que um deles será o envolvimento dos pais na intervenção. As famílias de crianças, com deficiência ou em risco, necessitam de um maior apoio social e instrumental e de desenvolver as competêncas necessárias para lidar com os filhos com necessidades especiais (Cláudia Caneira/Universidade de Évora).
Este Serviço presta apoio a cerca de 150 crianças, no concelho de Montemor-o-Novo e Vendas Novas. A sede do serviço, que fica na CERCIMOR/Montemor-o-Novo, dispõe de um espaço reduzido, quer para os técnicos que trabalham na Equipa, quer para receber as Famílias e Crianças. O trabalho ideal a desenvolver com as crianças, e respectivas famílias, deveria ter lugar num espaço mais amplo e com melhores condições, devido ao tipo de intervenção. Como tal, este serviço pretende alargar o espaço através da construção de uma sala de apoios, munida com os melhores equipamentos, por forma a que cada criança tire o maior partido de aprendizagens em cada oportunidade proporcionada.

É neste sentido que vimos pedir a colaboração de toda a comunidade montemorense.
Ao providenciarmos as melhores condições nas interacções entre as crianças/ pais/técnicos, mais eficazes serão os resultados, mais eficientes terão sido os recursos e maior será o impacto no desenvolvimento das crianças.

Na Feira da Luz deste ano, a Intervenção Precoce leva a cabo algumas iniciativas:

- “Um Tijolo pela IP”
- Venda de porta-chaves
- Saquinhos Mágicos
- Marcadores de Livros
-Divulgação do Serviço

COLABORE CONNOSCO!

Nenhum comentário: