terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BOM NATAL

A Equipa da Intervenção Precoce de Montemor-o-Novo deseja a todas as Familias, Crianças, Colegas e Amigos um Bom Natal e um 2009 cheio de Paz e Solidariedade.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nascer da Diferença- Programa da Sic Mulheres

No dia 3 de Dezembro, a Intervenção Precoce foi convidada a participar no Programa Mundo das Mulheres, cujo tema era Nascer da Diferença. O casal Carmen e Paulo e filha Madalena, deram o seu testemunho, enquanto utentes do serviço de Intervenção Precoce de Montemor-Novo, devido ao atraso psicomotor e baixo peso da Madalena. É importante dizer que a Carmen sofre de sequelas de paralísia cerebral, com uma hemiparésia direita, devido a uma queda que deu em pequena. A entrevista foi conduzida pela Jornalista Adelaide de Sousa e o casal foi acompanhado por um técnico da IP, responsável de caso, Luísa Trindade. Ao longo da entrevista o casal falou do seu namoro, da sua paixão um pelo outro e do grande amor que têm pela Madalena e pela Daniela, que vem a caminho. A Luísa explicou como foi feita a sinalização desta família à IP e os procedimentos necessários para se iniciar uma intervenção numa família, cuja criança, neste caso, apresentava um atraso no seu desenvolvimento, na área motora. Também foi referido a importância da intervenção ser feita com a participação da família, de acordo com as necessidades da familia, nos seus contextos de vida, sem grandes alterações nas suas rotinas, para não trazer stress acrescido à família. Num segundo momento, a Otilia falou da Intervenção Precoce, enquanto representante da DREA e da mais valia deste Programa no Alentejo, principalmente no Distrito de Évora, que é o zona de acompanhamento às Equipas locais, da sua responsabilidade.
Fica aqui o meu apreço pela coragem que esta Família demonstrou partilhando , em directo, num canal de televisão, algumas das suas mais intimas emoçoes, enquanto casal e pais. O carinho, o respeito, a admiração e o amor, foram ali expostos com a maior das simplicidades que me apetece dizer "enchi a minha taça ". É importante referir a importancia do ambiente intimista e de proximidade que, com carinho e profissionalismo, a Adelaide de Sousa e toda a sua Equipa conseguiram criar . Bem hajam e continuem a dar voz a esta população, por vezes, tão esquecida!
Luísa Trindade
http://mundodasmulheres.weblog.com.pt/2008/12/nascer_da_difer.php