sábado, 24 de novembro de 2007

Terapia integrada na sala de aula - Integrating Therapy Into the Classroom

Terapia integrada na sala de aula (Integrating Therapy Into the Classroom) é um bom artigo que pode ajudar muitos Terapeutas a trabalharem com as crianças nos seus contextos de vida. Neste caso será na sala de jardim de Infância, em colaboração coma educadora da sala.
No entanto, o local onde é feita a terapia é só um dos factores a ter em conta no modelo das terapias integradas. No quadro da página 4, em que aparecem as várias dimensões das Terapias, é que se pode avaliar se a terapia é segregadora ou inclusiva : se incluem (a) a presença dos pares, (b) o contexto da intervenção, (c) a iniciação, (d) a funcionalidade das aptidões, e (e) consultadoria (troca de informações). A avaliação de todas estas variáveis é que determina quão isolada ou integrada é a terapia.
Se quiser ler o artigo traduzido para português basta clicar no link:

Vanderbilt Children’s Hospital

Um dos serviços do Vanderbilt Children’s Hospital, é o CENTER FOR CHILD DEVELOPMENT, cujo director é o Dr. Robin McWilliam. Podemos consultar o trabalho desenvolvido neste Centro através deste link: http://www.vanderbiltchildrens.com/interior.php?mid=342.
Se Clicar em "Materials and Instructional Tools", pode ver a quantidade de excelentes artigos, úteis para quem trabalha em Intervenção Precoce, pelas categorias: Early Intervention in Natural Environments, Individualizing Preschool Inclusion, Challenging Behavior, Parenting, and Engagement.
A Equipa de Intervenção Precoce de Montemor-o-Novo tem vindo a traduzir para português alguns destes artigos.Prometemos que, a pouco e pouco os iremos postando aqui no nosso espaço de partilha. Para os outros, basta clicarem no link anteriormente divulgado.
Boas aprendizagens!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Projecto EBIFF

Este Projecto foi apoiado pela Comissão Europeia, dentro do Programa Leonardo Da Vinci e pelo Ministério da Cultura, Ciência e Educação da Áustria com o objectivo de, depois de ter analisado as práticas europeias na área da formação de profissionais da Intervenção Precoce, criar um curriculum formativo europeu, para todos os profissionais desta área. Para ter acesso à tradução do documento basta clicar no link www.cercimor.pt/maria/EBIFF.pdf

domingo, 18 de novembro de 2007

Princípios-chave para a Educação Especial

A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial é uma organização autónoma e independente, apoiada pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros que têm representação nos respectivos órgãos de gestão, funcionando como plataforma de colaboração europeia no âmbito das NEE. Os seus representantes são nomeados pelos Ministérios da Educação dos países participantes, que suportam financeiramente a Agência. Esta Agência tem-se debruçado sobre vários assuntos, nomeadamente sobre a Intervenção Precoce.

Este documento, "Princípios-chave para a educação especial - Recomendações para responsáveis políticos", é uma síntese das linhas de actuação de vários Países, relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares; foi elaborado por membros dos conselhos de representantes da Agência Europeia de vários Países. A representação portuguesa está a cargo de Filomena Pereira.
Para ler este documento clique no link www.cercimor.pt/maria/principios.doc


sábado, 17 de novembro de 2007

PIAF e FAMÍLIAS

Para ler informações sobre a construção, características e importância do PIAF nas Famílias, clique no link http://www.cercimor.pt/maria/PIAFAMILIAS.ppt .Este powerpoint foi baseado em comunicações apresentadas no nosso País, pela Marilyn Espe-Sherwindt, Ph.D., directora do Family Child Learning Center(EUA).

sábado, 3 de novembro de 2007

PERCEBER A ECOLOGIA DA FAMÍLIA (McWilliam)

Mais um excelente artigo do Robin McWilliam, Ph.D., director de "The Individualizing Inclusion in Child Care" model demonstration project, desenvolvido no Frank Porter Graham Child Development Institute at the University of North Carolina at Chapel Hill: Perceber a Ecologia da Família.
Para ler o artigo em português, basta clicar no link http://www.cercimor.pt/maria/integrate.pdf